Cursos e Eventos

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Portarias Remotas - tecnologias, critérios e considerações para seleção e implantação de soluções em condomínios

Data: 9 a 28/11/17 (terças e quintas-feiras), das 9h30 às 12h30

Objetivo: Oferecer conhecimentos técnicos, administrativos e operacionais para avaliar os requisitos necessários para a implantação, gestão e manutenção das soluções de portarias remotas nos condomínios residenciais e comerciais, inclusive quanto a aspectos jurídicos/trabalhistas. Também serão identificadas as tecnologias envolvidas, as normas técnicas e de segurança, e os procedimentos para acesso aos condôminos, visitantes e prestadores de serviço.

Público-alvo: Síndicos, subsíndicos, síndicos profissionais, conselheiros, gerentes prediais, profissionais da área de administração condominial, controladores de acesso, gestores de facilities, empresários/ engenheiros/técnicos atuando em segurança eletrônica, consultores e projetistas atuando em segurança, e demais interessados no tema.

Programação

Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos de informática, utilização de programas de computador e de comunicação em áudio e vídeo via internet.

Competência:
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:

Preparar os participantes para terem uma visão global e sistêmica dos requisitos envolvidos para a implantação, gestão e manutenção de uma solução de portaria remota, incluindo questões relativas à administração, técnicas e operação do sistema, como segurança em condomínios, os procedimentos e posturas com as diversas funções que compõem a tarefa do profissional, incluindo:

  •  Identificar os itens administrativos e jurídicos das portarias remotas
  •  Compreender o conceito e a organização de uma portaria, e os procedimentos operacionais para a sua gestão otimizada
  •  Identificar os aspectos relativos à gestão do acesso e os princípios de segurança
  •  Considerar os diferentes tipos de situações e refletir sobre procedimentos e medidas de emergência
  •  Compreender os sistemas e componentes técnicos necessários para a implantação de uma portaria remota
  •  Avaliar as etapas para implantação de um projeto de portaria remota
  •  Analisar as ofertas disponíveis e identificar os requisitos principais para escolha e contratação de um prestador de serviços de portaria remota
  •  Estimar o ciclo de vida após a implantação e como criar métricas de acompanhamento da operação, manutenção e satisfação com a solução
  •  Repercussão jurídica/trabalhista da portaria remota

Ementa:

  • Apresentação do conceito e caracterização da portaria remota
  • Avaliação das questões administrativas, financeiras, jurídicas, técnicas e operacionais envolvidas
  • Noções de análise de riscos e de projetos na área de segurança patrimonial
  • Definição das tecnologias e dos subsistemas componentes da solução
  • Requisitos para escolha da empresa prestadora de serviço
  • Critérios para acompanhamento das fases de implantação, gestão e manutenção da solução.

Programa:

  • Introdução sobre o conceito e diferenças entre portaria remota e presencial
  • Aspectos administrativos relativos à implantação de uma portaria remota
  • Vantagens comerciais e financeiras com a implantação dos sistemas de portarias remotas
  • Questões jurídicas e de responsabilidade civil (síndico, empresa prestadora de serviço, administradora, moradores etc.)
  • Noções de regras operacionais, procedimentos e treinamento do pessoal e dos moradores
  • Noções de análise de risco e de vulnerabilidade para considerar neste contexto
  • Projeto para os sistemas de segurança e adequações necessárias para a implantação
  • Soluções e tecnologias envolvidas em projetos de sistemas de portarias remotas (controle de acesso, telefonia, interfonia, intrusão, CFTV, incêndio, automação, redes de informática, contingência e energia elétrica)
  • Noções de integração dos sistemas (controle de acesso, videomonitoramento, alarmes, telefonia IP, elevadores etc)
  • Central de recepção e monitoramento (requisitos e componentes necessários)
  • Mercado, principais players, normalização e perspectivas
  • Critérios para a escolha do prestador de serviços de portaria remota
  • Sugestão de critérios para estabelecimento de métricas e indicadores dos níveis de qualidade de serviços e satisfação dos condôminos
  • Acompanhamento do ciclo de vida da solução: funcionamento, qualidade no atendimento, manutenção preventiva e corretiva.
  • Repercussão Trabalhistas (terceirização)

Estratégias de aprendizagem: 
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar ideias constantemente e dividir com os docentes suas experiências. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

Avaliação da aprendizagem:
A avaliação será realizada com base em um teste aplicado ao final do curso, constituído de um questionário com 20 perguntas com seleção de múltipla escolha, incluídos nos tópicos apresentados, permitindo constatar e comprovar o bom entendimento dos principais conceitos, dentre os eixos Formal (financeiro, jurídico e administrativo), Operacional (procedimentos, pessoal e treinamento) e Técnico (tecnologias, sistemas e funcionamento). Para atestar o nível de aquisição de conhecimento comprovado será necessário um mínimo de 12 respostas corretas.

Docentes:
Renato Prado
é graduado em Administração de Redes de Informática pela Universidade E2SE da França, e formado técnico em Eletrônica. Atua há mais de 20 anos na área de segurança eletrônica com ênfase em vídeomonitoramento, telecomunicação, redes e TI. Durante mais de dez anos na França, atuou como responsável técnico e gerente de projetos em empresas integradoras de sistemas. No Brasil, atuou como diretor de uma empresa instaladora de sistemas eletrônicos em condomínios e hotéis, como engenheiro de vendas e como gerente de produtos em empresas de porte e multinacionais. Desde 2015 atua como consultor para associações como a ABESE e AURESIDE, construtoras, distribuidoras e fabricantes, além de ministrar palestras e cursos de treinamento e capacitação profissional.

Carlos Alberto Azevedo, advogado especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela PUC-SP, Assessor Jurídico do Secovi-SP, Consultor Jurídico Empresarial, instrutor de cursos de treinamento profissional ligados às áreas do Direito do Trabalho e Previdenciário.

Certificado (sem avaliação): 
S
erão fornecidos certificados aos alunos que tiverem frequência mínima de 75%.

 Referências Bibliográficas: 
Utilização de referências com base no quadro normativo respectivo, incluíndo as seguintes normas:

  • NBR 5410/2004 - referência normativa para sistemas elétricos em baixa tensão
  • NBR 5419/2015 - proteção de estruturas contra descargas atmosféricas
  • NBR 14306/1999 - proteção elétrica e compatibilidade eletromagnética em redes internas de telecomunicações em edificações
  • NBR 13300/1995 - redes telefônicas internas em prédios
  • NBR 9077/2001 - orientações para saídas de emergência em edificações
  • NBR 14037/1998 - diz respeito à operação, uso e manutenção de edificações
  • NBR 5413/1992 - Iluminância de interiores – Procedimento
  • NBR 10898/1998 - Sistemas de iluminação de emergência
  • NBR 17240/2010 - Sistemas de alarme contra incêndio
  • NBR 60839/1998 – Sistemas de alarme contra roubo (em revisão)
  • IEC 62676/2013 - Videosurveillance systems
  • IEC 60839/2013 - Access Control systems
  • IEC 60364-5-52/2001 - Electrical installations of buildings - Part 5-52: Selection and erection of electrical equipment – Wiring systems
  • IEC 60364-5-54/2002 - Electrical installations of buildings – Part 5-54: Selection and erection of electrical equipment – Earthing arrangements, protective conductors and protective bonding conductors
  • IEC 60598-2-22/2002 - Luminaires - Part 2-22: Particular requirements – Luminaires for emergency lighting
  • IEC 61643-1/2002 - Surge protective devices connected to low-voltage power distribution systems – Part 1: Performance requirements and testing methods
  • Portaria 371 do Inmetro - Certificação compulsória para eletrodomésticos incluindo automatizadores de portas, portões e janelas.
  • NR 17 MTE - Análise ergonômica do trabalho
  • Resoluções Anatel - pertinentes para telefonia, Internet e telecomunição.

Investimento:

Presencial
Participantes À vista Parcelado
Sócios Secovi-SP R$ 1.200,00 2x R$ 624,00
(boleto)
8x R$ 174,00
(cartão de crédito)
Demais interessados R$ 1.500,00 2x R$ 780,00
(boleto)
8x R$ 217,00
(cartão de crédito)

 

Os programas da Universidade Secovi podem ser cursados nas modalidades presencial, transmissão simultânea e transmissão ponto a ponto, tornando-os acessíveis aos profissionais de qualquer parte do País e do mundo, além da formatação de pacotes corporativos para empresas e entidades.
Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número de interessados.

 

Transmissão simultânea
Participantes À vista Parcelado
Sócios Secovi-SP R$ 600,00 2x R$ 312,00
(boleto)
8x R$ 87,00
(cartão de crédito)
Demais interessados R$ 750,00 2x R$ 390,00
(boleto)
8x R$ 109,00
(cartão de crédito)


Pontuação:

PQE

Informações importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail  universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3)  inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.


Realização

 

Parceria

AURESIDE


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Inscrições e Informações

Telefones: (11) 5591-1306 ou universidade@secovi.com.br

Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.344 - 10º andar - São Paulo/SP

Outras informações: O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

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Certificações 2017

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  • - Adm. Condomínios(137)
  • - Loteamento (35)