Coluna PQE

Coluna PQE

voltar

Setor imobiliário: prepare-se para estar apto às oportunidades

Apesar da melhora lenta, o mercado imobiliário tem chances de reverter o quadro de pessimismo em torno da economia e retomar o crescimento ainda este ano.  A importância do setor produtivo da habitação para o País é inegável, sendo responsável pela forte geração de emprego, renda e realização de sonhos. É justamente nessa capacidade de criar novos postos de trabalho que está a força para ajudar a tirar o Brasil da crise.

Além disso, os recentes anúncios do governo federal têm animado os empreendedores imobiliários, que apostam, assim, numa retomada econômica do País. As reduções consecutivas na taxa Selic, por exemplo, tornaram os financiamentos bancários mais acessíveis, aumentando o poder de compra do consumidor. Prova disso foi o anúncio, feito pela Caixa Econômica Federal, dos valores liberados para empréstimos apenas no primeiro bimestre deste ano. Ao todo, R$ 14 bilhões, de um total de R$ 84 milhões previstos, foram destinados para a compra e a construção de imóveis no período.

Outro ponto positivo para a retomada do mercado foi a queda da inflação, que reflete diretamente nos preços das unidades e dos materiais de construção. A recuperação do setor também está relacionada ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), tendo em vista que o índice acompanha o comportamento da economia brasileira. Para os empresários do mercado imobiliário, trata-se do início de uma curva ascendente e que levará o setor a um patamar de estabilidade e confiança.

Em março, durante o lançamento da segunda edição do Anuário do Mercado Imobiliário, o presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, traçou perspectivas otimistas para o setor baseado no estudo inédito Cenários para Demanda Habitacional no Brasil, desenvolvido pelo Sindicato da Habitação em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). “O levantamento apontou a demanda de 14,5 milhões de novas habitações para os próximos 10 anos no Brasil. A necessidade existe no País inteiro e tem muita gente para ser atendida. Os indicadores mostram que a situação vai melhorar”, afirmou na ocasião.

 

Inscreva-se no PQE e no Cersim

Imobiliárias, administradoras de condomínios, loteadoras, construtoras e incorporadoras ainda podem se inscrever no Programa Qualificação Essencial do Secovi-SP para receber a certificação 2018. A proposta é aperfeiçoar os recursos humanos de empresas do mercado imobiliário, mediante a realização de uma série de cursos e palestras com temas ligados ao setor, como mercado interno, macroeconomia, legislação urbana, direito, comercialização, relações humanas, tecnologia, sustentabilidade, entre outros. As empresas pequelistas se comprometem a participar, durante um ano, de palestras e eventos do Secovi-SP, que valem pontos. No fim desse período, se obtiverem a pontuação necessária, os participantes são diplomados. As empresas interessadas em participar do programa podem se inscrever pelo site www.pqe.com.br ou entrar em contato pelos telefones (11) 5591-1198/1250. Em 17 anos de existência, o PQE aperfeiçoou cerca de 54 mil profissionais e concedeu mais de 3,6 mil certificações.

Cersim – Já os corretores de imóveis também podem se inscrever para obter a designação Cersim (Corretor Especialista Rede Imobiliária Secovi), cujo objetivo é capacitar os profissionais das empresas de intermediação imobiliária com vistas à excelência de desempenho, que será atestada por certificação profissional. Desde 2013 quando foi lançado, o programa já diplomou mais de 150 corretores, gerentes e diretores de imobiliárias. Mais informações em www.cersim.com.br .

 

Convenção Secovi 2017

“Virando a página” é o tema da Convenção Secovi 2017, um dos principais eventos do mercado imobiliário nacional. A iniciativa ocorre de 26 a 29 de agosto, na sede da entidade, reunindo empresários e profissionais do setor de todo o Brasil e do Exterior.  “Acreditamos que o pior já passou. Estamos virando uma página de nossa história. Nosso mercado se prepara para iniciar um novo ciclo, com inúmeras novas possibilidades. Nesta Convenção, ambicionamos mostrar alguns desses vários caminhos”, diz Luiz Fernando Gambi, coordenador geral do evento. Entre os palestrantes confirmados estão o economista Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper; Marcio Schettini, diretor geral de Tecnologia e operações do Itaú-Unibanco; Anderson Thees, sócio-fundador da Repoint (responsável pela inauguração do espaço Cubo); e o filósofo Leandro Karnal, professor da Unicamp. Informações: (11) 5591-1306.

 

Ano 11 | Nº 94  | Maio de 2017

voltar

Meu Secovi

Certificações 2017

  • - Locação (120)
  • - Compra e Venda (123)
  • - Adm. Condomínios(137)
  • - Loteamento (35)